quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Exposição de fotos conta história do rock nacional

A Galeria do Rock vai abrigar uma exposição de imagens dos 50 anos do Rock nacioan. Hoje estraia a mostra "Click, o Rock Brasileiro - História em Imagens" vai ocupar a galeria com imagens antológicas, raras e inéditas.A realização do projeto é da Planmusic, de Luiz Oscar Niemeyer, e a curadoria é de Mauricio Valladares, que além de fotógrafo é DJ e criador do famoso programa de rádio Ronca Ronca, no Rio.


O "pontapé inicial" do rock no Brasil foi da Nora Ney ) quando gravou o considerado primeiro rock, "Rock around the Clock", de Bill Haley & His Comets (trilha do filme Sementes da Violência), em outubro de 1955, para a versão brasileira do filme. Em uma semana a canção já estava no topo das paradas (mas Nora Ney nunca mais gravou nada no gênero, tirando a irônica "Cansei do Rock", em 1961). Em dezembro, a mesma canção recebia versão em português, "Ronda das Horas" (por Heleninha Ferreira) e outra gravada por um acordeonista, não tão bem sucedidas quanto a "original".
Quem for à exposição pode sentir falta de um ou outro grande artista ou banda, não por vontade do curador, mas por força das circunstâncias. A mostra é o terceiro produto de um projeto, que foi lançado em livro e um documentário, ambos em 2009. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Click! o Rock Brasileiro - História em Imagens - Galeria do Rock (Rua 24 de Maio, 62, centro).
Tel. (011) 3222-9984. 10h/19h (sáb., 10h/17h; fecha dom.).
Grátis. Até 27/11.