segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

BIOGRAFIA: NIGHTWISH

Desta vez nós contaramos a historia de uma banda de Heavy Metal Melódio, formada em julho de 1996, na cidade de Kitee, Finlândia, pelo tecladista Tuomas Holopainen, o guitarrista Emppu Vuorinen e a vocalista Tarja Turunen.
Tuomas, que até então era tecladista de outras 2 bandas, decidiu que gostaria de criar suas próprias canções, e, em outubro de 96, escreveu suas primeiras canções : Nightwish (que viria a dar o nome da banda), The Forever Moment e Etiäinen, chamando seus colegas de escola para vocal (a cantora lírica) Tarja Turunen e para a guitarra, Erno Vourinen (conhecido como Emppu Vourinen).


Seu primeiro projeto foi uma fita demo, chamada Nightwish, lançada apenas pela internet, pois ainda não tinham acordo com nenhuma gravadora.
Em 1997, Jukka Nevalainen se junta a banda, que grava uma nova demo, que também foi lançada pela internet, porém, dispertando o interesse da Spinefarm Records, com a qual assinaram um contrato em maio, e, gravaram seu primeiro disco, o Angels Fall First, contando com as três canções da fita demo, The Carpenter, Angels Falls First e Astral Romance, e mais quatro canções.
Com o lançamento de seu primeiro disco, eles fazem uma mini tour pela Finlandia, entre 1997 e 1998, e, no inicio do ano de 98, o baixista Sami Vanska e contratado.
Seu segundo álbum, Oceanborn foi gravado já em 1998, porem, inicialmente é lançado apenas na Finlandia, mostrando uma evolução da banda com relação ao disco anterior e contando com a participação de Tapio Wilska em uma das faixas chamada Faraoh Sails to Orion.Esse disco tendo sido bem recebido pela critica, a Spinefarm faz seu lançamento mundial em 1999.
após presenciarem um eclipse na Alemanha, Tuomas acaba se inspirando e escrevendo uma de suas obras- primas e, a lança como single, chamada Sleeping Sun, contendo ainda as canções Sacrament of Wildemess e Walking in the Air.
Para promove-lo, resolvem mais uma vez escursionar pela Finlandia, numa turne chamada Summer of Wildemess, e, tempos depois, fazem 26 shows pela Europa ao lado de bandas como Sinergy.
Durante a preparação para seu terceiro disco, a banda acaba sendo aceita para se apresentar num concurso chamado Festival Eurovisão da Canção, tendo ficado em segundo na escolha dos jurados porem, em primeiro dentre os ouvintes.

Em 2000 é lançado Wishmaster, que fez que com Nightwish se consolidasse entre as maiores bandas do mundo, tendo “desbancado” os lançamentos de bom Jovi e Iron Maiden e conseguido o titulo de melhor lançamento na Alemanha.
Com o lançamento de Wishmaster, a banda entra em uma nova turne, dessa vez, mudial, passando pela primeira vez no Brasil e, se apresentando no renomado Wacken Open Air.
No ano de 2001 eles lançam um EP intitulado Over the Hills So Far Away, contando novamente com a participação de Tapio e, agora, com a presença de peso de Tony Kakko, vocalista da banda finlandesa Sonata Artica.
Após ter lançado Over The Hills, Tuomas resolve por um fim na banda, porém, após conversar com seu Tony, desiste da ideia, porem, acaba optando por mudanças, o que fez com que o então baixista Sami, fosse substituido por Marco Hietala, que tocava em bandas como Sinergy e Tarot.
Em 2002 lançam Century Child, contendo a voz do novo baixista, Marco, e, uma nova turne mundial começou, novamente passando pelo Brasil, ao final, eles dão uma pausa para descanso, e, se dedicarem a projetos paralelos.
Ainda em 2003, eles começam as gravações de um novo disco, com uma nova gravadora, e, lançam em 2004, Once,saindo para uma nova turne mundial, a que seria a maior da banda, contando dessa vez, com 2 passagens pelo Brasil, em 2004 e 2005, para apresentar-se no festival Live n'Louder.

Essa turne encerrou-se em 21 de outubro de 2005, em um show feito em Helsink, para mais de 11 mil pessoas, tocando 18 musicas, e contando com algumas participações.
No dia seguinte, Tarja recebe uma carta, a demitindo da banda, um choque tanto para ela como para os fãs. A alegação foi de que ela não estava dando mais tanta importância ao Nightwish, o que desagradou aos outros integrantes.
Em 2006, o Nightwish começa a produzir seu novo álbum, usando sons de teclado, bateria, guitarra, baixo e orquestras.Para que todos tivessem uma noção da versão final, Marco cantou algumas das canções já prontas, a maioria em B-Side e em versões Demo. Todas essas versões originais foram lançadas na coletânea The  Sound of Nightwish Reborn, em 2008. Para encontrar uma nova vocalista, o grupo anunciou em seu site oficial que as interessadas deviam mandar uma fita ou CD demonstrando suas vozes,e dentre elas seria escolhida a nova vocalista.Em 24 de maio daquele ano foi finalmente anunciada a identidade da sucessora de Tarja, a sueca Anette Olzon, ex-vocalista da banda Alyson Avenue.