terça-feira, 8 de março de 2011

MULHERES E ROCK N' ROLL

Feliz dia Internacional da mulher, é o que nós da Hardnrocker desejamos, e para comemorar essa data faremos um mini-especial sobre algumas mulheres e bandas de mulheres que são puro rock.

VIXEN

Nossa historia começa em 1980 com a banda Vixen que foi fundada pela guitarrista Jan Kuehnemund, que fundou a banda justamente por não ser aceita em bandas compostas por homens, a banda contava com Janet Gardner (vocals), Pia Koko (baixo), Tamara Ivanova (guitarra) e Laurie Hedlund (bateria), sendo que Laurie Hedlund e Pia Koko logo sairam da banda (esta ultima por que se casou com o guitarrista Steve Vai)sendo substituidas por Share Pedersen (baixo) e Roxy Petrucci (bateria).
Em 1987 apos a EMI gostar de uma faixa Demo da banda elas são contratadas e lançam seu primeiro album no ano de 1988, fazendo sucesso com os hits: "Edge Of A Broken Heart", "Cryin'", "I Want You To Rock Me", "Love Made Me" e "Cruisin'". Foram mais de 1 Milhão de cópias vendidas pelo mundo, principalmente na Europa e no Japão. Alem disso a banda ficou em turnê 10 meses sem parar tocando junto com bandas de grande porte no rock como Bon Jovi, Scorpions, Ozzy Osbourne e Bad Company.


Em 1990 a banda lançou seu segundo disco que emplacou mais alguns classicos do Hard Rock como : "How Much Love", "Rev it Up", "Love is a Killer", "Streets of Paradise" e "Not a Minute too Soon". Na divulgação desse disco elas tocaram com mais bandas classicas como Deep Purple, Kiss e Ratt, logo depois a banda termina, devido às divergências musicais entre as integrantes.
Apos varias tentativas de retono em 2001 as integrantes originais do Vixen, com exceção de Share(em seu lugar Pat Holloway) se reúniram para uma nova turnê , porem novamente devido ao desgaste do convívio,novamente a banda se dissolve, porém, desta vez, imediatamente Jan, chama Jenna Sanz-Agero paro Vocal, Kat Kraft para a bateria e Lynn Louise Lowrey para o baixo, para terminarem a turnê. Devido ao enorme entrosamento em 2006 elas regravam grandes hits dos 2 primeiros álbuns e lançam um cd chamado Extended Versions, com a inédita Little Voices, ainda no mesmo ano elas finalmente lançam, por um selo independente o álbum de inéditas Live and Learn. Em 2008 foi lançado o primeiro álbum oficial ao vivo, com a nova formação Live in Sweden.


Tarja Turunem

Tarja Soile Susanna Turunen, nasceu num vilarejo de Puhos em Kitee (Finlandia) no dia 17 de agosto de 1977.
Única filha de três irmãos, já mostrava talento desde pequena, quando aos 3 anos de idade, em uma festa de família, cantou a canção "Enkeli Taivaan" (Anjo do Céu), o que fez com que sua mãe a colocasse para cantar no coral da igreja, para ter aulas de canto.
Logo aos 6 anos de idade, Tarja já estudava piano erudito, e, na escola, sempre era convidada para cantar em festividades e reuniões. Outro fato era que ela sofria com bulliyng na época da escola, devido ao fato dela sempre tirar notas altas e ser bem vista pelos professores. (quem disse que mulher bonita não pode ser inteligente também.rs).


Suas maiores influencias na musica são Aretha Frankling e Whitney Houston, o que fez com que muitos achassem que Tarja despontaria como cantora de soul. Porém, aos 15 anos de idade, ela muda-se para Savonlinna, e ingressa na Savolinna Senior School of Art and Music, onde inicia seus estudos para o canto que a diferenciou definitavemente de outras cantoras, o Canto Lirico.
Aos 18 anos ela se mudou para a cidade de Kupio e continou seus estudos na Academia Sibelius de Artes, onde aperfeiçoou ainda mais sua voz. Em 1996, ela ingressa no Nightwish, graças ao convite de seus amigos (e fundadores) Tuomas Holopainen e Emppu (Erno) Vourinen, onde ficou mundialmente conhecida e admirada por milhões de pessoas.
No ano de 2001, Tarja forma, junto com suas amigas Marjut Paavilainen e Ingvild Storhaug, o projeto Noche Escandinava, para tentar difundir o genero clássico nos países latino- americanos, tendo passado também pelo Brasil. Em 2004, Tarja grava seu primeiro EP chamado Yhden Enkelin Unelma, alcansando disco de platina na Finlandia e, em 2005, sofre um duro golpe, após a ultima apresentação da turne do dis Once, Tarja é demitida do Nightwish, o que representou o “Fim de uma Era” como foi chamado o DVD gravado nesse concerto em Kitee. Após isso, Tarja focou-se em sua carreira solo, com os discos My Winter Storm (2007) e, o mais recente trabalho, What Lies Beneth (2010) do qual esta em turne de divulgação, tendo passagem marcada no Brasil agora para o mês de março e, um encontro com a banda Angra no Rock in Rio.

>

PITTY

Nada melhor do que para encerrarmos falarmos de uma cantora brasileira, hoje sem duvidas o maior nome do rock em português é da cantora baiana Pitty, uma das poucas pessoas que aparecem na midia e tocam rock de verdade.
O sucesso da cantora começou no ano de 2003, ano em que tambem ela decidiu por se lançar em carreira solo, com o lançamento do disco admiravel chip novo, que vendeu mais de 420 mil copias e ganhou disco de platina, alem do principal que foi emplacar varios sucessos como Teto de Vidro, Admiravel Chip Novo, Mascara, Equalize e Semana que vem.


O album seguinte da cantora foi lançado no ano de 2005, "Anacronico" que emplacou mais sucessos e vendeu ainda mais copias que o primeiro mostrando que a cantora não era apenas mais um desses musicos que estão na midia apenas de passagem. Em 2009, lançou seu mais atual álbum chamado Chiaroscuro. O primeiro single do álbum, "Me Adora", logo atingiu os primeiros lugares nas principais rádios brasileiras.
No ano passado a cantora atingiu mais um ponto importante em sua carreira, ao vencer na categoria rock do VMB (Video Music Brasil), ela se tornou a maior detentora de premios, com 15 estatuetas. Alem disso a cantora tem outro importante recorde na premiação, Pitty foi eleita vocalista da "Banda dos Sonhos" do Video Music Brasil por três anos consecutivos (2005 a 2007). Em 2008, por determinação da MTV, os ganhadores da edição anterior não deveriam ser eleitos.