domingo, 22 de maio de 2011

BIOGRAFIA: METALLICA


É com toda a alegria do mundo que a Hard N' Rocker contamos para vocês a historia da maior banda de metal do mundo, claro estamos falando do Metallica, banda que é a responsavel por fazer o metal ter se tornado a potencia mundial que se tornou hoje !
Tudo começou quando no inicio de 1981 Lars coloca um anuncio no no jornal The Recycler que dizia “"Baterista à procura de outros músicos de metal para jam com Tygers of Pan Tang, Diamond Head e Iron Maiden". O anuncio foi respondido pelos guitarristas James Hetfield e Hugh Tanner . Embora ele não tivesse ainda formado uma banda, Ulrich perguntou para o fundador da Metal Blade Records Brian Slagel se ele podia gravar uma canção para a próxima compilação da gravadora intitulada Metal Massacre. Slagel aceitou e Ulrich recrutou Hetfield para cantar e tocar guitarra tentando encontrar outros músicos para que ele pudesse formar uma banda. James, em resposta ao anúncio encontra Lars, e decidem então formar uma banda juntos.
No final de 1981, o Metallica colocou sua primeira música (Hit the Lights) na compilação Metal Massacre 1. Em 1982, juntou-se a banda, Ron McGovney, baixista e Dave Mustaine, guitarra solo.
Nesse mesmo ano, o Metallica gravou sua primeira demo com 4 músicas (Hit the Lights, The Mechanix, Jump in the Fire e Motorbreath), conhecida posteriormente como "Power Metal". Pouco tempo depois gravaram outra demo (No Life 'Till Leather) com regravações das músicas da primeira demo mais Metal Militia, Seek and Destroy e Phantom Lord.
Ainda em 1982, James e Lars viram pela primeira vez Cliff Burton em um show do Trauma. Impressionados com o modo que Cliff tocava, decidiram que ele deveria ser o baixista do Metallica (o baixista Ron McGovney havia brigado com James na época) e o convidaram a se juntar a banda. Na hora, ele recusou a oferta mas algum tempo depois, concordaria apenas se o Metallica se mudasse de Los Angeles para São Francisco.
Em 1983 o Metallica terminou de se mudar para São Francisco e agora com Cliff, gravaram mais duas músicas: No Remorse e Whiplash.
O Metallica estava pronto para gravar seu álbum de estreia. Porém, quando a Metal Blade se mostrou incapaz de financiá-lo, a banda começou a buscar outras opções. O promotor de concertos Johnny "Z" Zazula, que tinha ouvido a demo No Life 'til Leather, de 1982, ofereceu-se para mediar um acordo de gravação entre o Metallica com as gravadoras de Nova Iorque. Depois de não despertar nenhum interesse de várias gravadoras, Zazula emprestou dinheiro para financiar o orçamento da gravação e assinou com o Metallica para a sua própria gravadora, Megaforce Records. Os membros da banda decidiram expulsar Mustaine devido às drogas, abuso de álcool e comportamento violento. O guitarrista Kirk Hammett do Exodus voou para substituir Mustaine na mesma tarde. O primeiro show do Metallica com Hammett foi em 16 de Abril de 1983, na casa noturna The Showplace em Dover, Nova Jérsei
Em 1983 o Metallica terminou de se mudar para São Francisco e agora com Cliff gravaram o primeiro disco, com o sugestivo título de "Kill 'em All". Um verdadeiro clássico, considerado por muitos o melhor da banda. O disco é um divisor de águas na história do rock. Foi o primeiro disco de thrash a ter repercussão na mídia especializada.


O Metallica gravou seu segundo álbum de estúdio, Ride the Lightning, no estúdio Sweet Silence em Copenhague, Dinamarca. Lançado em agosto de 1984, o álbum culminou no número 100 na Billboard 200.[7] Uma prensagem francesa erroneamente imprimiu a capa do álbum na cor verde, e esses poucos discos comercializados com essa capa, hoje são considerados itens de coleção. O álbum inclui canções como "For Whom the Bell Tolls", "Creeping Death" (que narra a história bíblica do êxodo de escravidão dos hebreus no Egito, incidindo sobre as diversas pragas que foram visitados com os egípcios), a balada "Fade to Black" (que versa sobre depressão e suicídio) e a instrumental "The Call of Ktulu". Mustaine recebeu credito como letrista para "Ride the Lightning" e co-autor na instrumental "The Call of Ktulu".

Já em 1985, após assinar com a gravadora Elektra, Master of Puppets termina de ser gravado e em 1986 é mixado e, em seguida, lançado. Com o mesmo produtor do Ride the Lightning, o Metallica confirma neste álbum o thrash metal que vinha tocando desde Kill'em All. Master of Puppets é considerado por muitos o melhor álbum da banda e um dos melhores álbuns de metal de todos os tempos.
Ainda em 1986, no dia 27 de Setembro, Cliff Burton morre em um acidente com o ônibus da turnê, próximo a Ljungby, Suécia. Sua morte trágica torna o futuro da banda incerto. Com o apoio da família de Burton e sabendo que Cliff gostaria que a banda continuasse, os três membros restantes do Metallica começam as audições para a escolha de um novo baixista. Para substituí-lo, entra Jason Newsted na banda, o qual sofre inúmeras comparações.
Em 1987, para anunciar a entrada do novo integrante, a banda lança o EP Garage Days Re-revisited com covers de outras bandas que influenciaram o Metallica.


Em 1989  foi lançado o "...And Justice For All".A temática obscura, contendo referências a injustiça no sistema de leis, supressão de liberdades, guerra, insanidade e ódio, é acompanhado pelas estruturas musicais mais complexas de toda a discografia do Metallica. O álbum também é notado pela falta de um baixo audível e uma produção simples em excesso.O álbum vendeu mais de 8 milhões de cópias nos Estados Unidos.
É nesse album que encontramos a musica preferida da maioria dos fãs de Metallica, claro estamos falando de
"One" que foi escrita em novembro de 1987 pelos principais compositores do Metallica - o guitarrista e vocalista James Hetfield e pelo baterista Lars Ulrich. A canção foi lançada em 1989 como o segundo single retirado do álbum (o primeiro foi "Harvester of Sorrow" nos EUA, e "... And Justice for All" na Europa).
Durante os primeiros 17 segundos da canção, há uma série de efeitos sonoros com um tema de batalha, uma barragem de artilharia e helicópteros são ouvidos que até que por cima é iniciado um solo com James Hetfield e Kirk Hammett de forma lenta e gradativa. A música acelera após a entrada de bateria de Ulrich e continua até que cada um coro, quando as guitarras tornar-se pesado e distorcido antes de voltar a limpo. Há um segundo solo por Hammett no meio da música, antes da entrada da letra e a música gradualmente fica mais pesada e distorcida até o uso de uma bateria de dois bumbos, antes da final, muitas vezes, altamente elogiado, o solo de Hammett, e um solo final de dupla por Hammett e Hetfield. A canção contém assinaturas de tempo diferentes. Começa em 4 / 4 (com uma medida ocasional em 2 / 4), em seguida, desloca-se para 3 / 4. Após os versos e refrões que desloca para 6 / 4. A parte contrabaixo pesado está novamente em 2 / 2 (double-time) até o fim.
One tambem foi a primeira "One" foi a primeira música do Metallica a ter  um vídeo criado. O videoclipe, dirigido por Bill Pope e Salomon Michael, estreou na MTV em 20 de janeiro de 1989. O vídeo, filmado em Long Beach, California, é quase inteiramente em preto e branco, apresenta a banda tocando a música em um armazém. Ele apresenta o diálogo e várias cenas da adaptação cinematográfica de do filme "Johnny Got His Gun". Timothy Bottoms pode ser visto no papel de Joe Bonham, o personagem principal do romance.
Três versões do vídeo de "One" foram feitas, o primeiro (a versão mais longa do álbum,) continha cenas do filme e da banda. O segundo foi simplesmente uma versão abreviada do primeiro e do terceiro foram retiradas as cenas do filme

Em 1991, o álbum Metallica (conhecido como Black Album) é lançado, apresentando algumas diferenças na sonoridade da banda. O Black Album lança o Metallica no mainstream e diversas músicas desse álbum são executadas exaustivamente nas rádios do mundo. Grande parte do processo de composição deste álbum pode ser conferido no documentário A Year and a Half in the Life of Metallica. Em 1996 saiu "Load", com uma sonoridade completamente diferente de todas as gravações anteriores do Metallica. Se havia dúvidas quanto ao fato de o Metallica estar abandonado o estilo agressivo dos primeiros álbuns, foram todas desfeitas. Em meio a declarações constrangedoras como as de que "o heavy metal morreu" o Metallica viveu sua fase de maiores vendas por um lado, e por outro lado perdeu boa parte de seus fãs mais antigos. Em meio a boatos da gravação de um acústico para a MTV americana a banda prometeu para o próximo ano um álbum pesado como nos velhos tempos. "Reload" saiu em 1997, novamente com um som diferente do Metallica original, embora, realmente, mais pesado. Em 1998, o Metallica lança Garage Inc., sendo seu primeiro CD duplo oficial. O CD 1 contém 11 covers inéditos e o CD 2, os covers do EP Creeping Death/Garage Days 84, Garage Day 87 e os B-sides de alguns singles. Depois de 6 anos, o Metallica volta a fazer shows no Brasil na turnê The Garage Remains The Same em 1999. Em abril de 1999, o Metallica faz um show com Michael Kamen e a San Francisco Symphony Orchestra. Este show resultou em um CD duplo ao vivo (chamado S&M), lançado em novembro de 1999, contendo duas músicas inéditas: No Leaf Clover e - Human. Em 2000, é lançada a música I Disappear feita exclusivamente para o filme Missão Impossível 2.
Em janeiro de 2001, Jason anuncia sua saída da banda alegando motivos particulares e pessoais, além do desgaste físico que teve durante os anos, depois de 14 anos com o Metallica. Em entrevistas posteriores, Newsted deixa claro que sua saída se deu devido a divergências principalmente com Hetfield, que não permitia que Jason se dedicasse a projetos fora do Metallica. Ainda em 2001, James Hetfield se interna em uma clínica de reabilitação para tratar de vícios com bebidas e outras substâncias. Por cerca de um ano, o Metallica simplesmente deixou de funcionar. Ulrich e Hammett, pela primeira vez, consideraram seriamente a idéia de que o Metallica poderia deixar de existir. Um ano depois Hetfield sai da clínica e retorna a banda e os trabalhos começam a voltar ao normal lentamente. As gravações daquilo que se tornaria o 8 º. álbum da banda continuaram, com a banda como um trio. As partes de baixo ficaram a cargo do produtor Bob Rock. Depois de mais de 2 anos sem baixista, em fevereiro de 2003 o Metallica anuncia o novo integrante da banda: Robert Trujillo. Em junho de 2003, o Metallica lança seu 8º. álbum de estúdio: St. Anger, com músicas longas, sem solos e produção precária. O álbum reflete o período de turbulência passado pela banda e documentado no filme "Some Kind of Monster". Após cerca de uma década e meia de parceira, o Metallica decide que a produção de seu nono álbum de estúdio não ficará a cargo de Bob Rock, que vinha produzindo os discos da banda desde 1991. O produtor escolhido foi Rick Rubin, que já trabalhou com Slayer, Red Hot Chili Peppers e System of a Down. Devido as duras críticas recebidas pela banda após o St. Anger e a promessa de um som mais old-school, há uma grande expectativa em torno do lançamento deste novo disco. Como parte de uma campanha para promoção do álbum, é lançado em maio de 2008 o Mission: Metallica, site que mostra os bastidores da produção do Death Magnetic, o nono álbum da banda e o primeiro com Rob Trujillo no baixo. Em setembro de 2008, o disco é finalmente lançado e é recebido sob elogios quanto a sua sonoridade. Muitos consideram este disco como uma volta ao som dos quatro discos clássicos da banda, lançados nos anos 80. Os solos, que foram deixados de lado no St. Anger, estão de volta, a velocidade das músicas e o thrash que não se via deste ...And Justice For All também estão presentes. Em 4 de abril de 2009 o Metallica entrou para o Hall of Fame do rock a banda subiu ao palco para tocar um medley de seus principais hits, entre eles "Enter Sandman" e dois dos baixistas do grupo, Jason Newsted e Robert Trujillo tocaram juntos. O vocalista James Hetfield e o baterista Lars Ulrich se abraçaram no palco após falar com o público e agradeceram aos fãs que acompanharam os altos e baixos da banda, como a morte do primeiro baixista Cliff Burton em 1986. - Sonhem alto e se atrevam a errar. Eu os desafio a fazer isso, porque isso aqui (o sucesso do Metallica) é uma prova viva de que é possível transformar um sonho em realidade - disse Hetfield. O Metallica surgiu na década de 80 e chegou ao auge com álbuns como "Master of Puppets", de 1986, e "Metallica", de 1991. Mas a influência do grupo foi além das fronteiras da música. No início de 2000, o grupo processou o site de compartilhamento de música Napster, sob a alegação de infração de direitos autorais. A batalha levou ao surgimento dos downloads legais e à ascensão de sites como o iTunes, da Apple, de venda de música online. Os nomeados da noite de sábado saíram das raízes do Rock and Roll, personificada por Wanda Jackson, que começou sua carreira tocando com Elvis Presley e Johnny Cash, chegando ao roqueiro clássico Jeff Beck, que foi convidado pelo guitarrista do Led Zeppelin, Jimmy Page. Os nomeados são escolhidos por 600 pessoas de um grupo de cantores elegíveis 25 anos depois de seu primeiro álbum ser lançado. Entrar para ao Hall of Fame é considerado uma grande honra entre músicos do rock, desde a década de 50. Em junho de 2010, Metallica, juntamente com Slayer, Megadeth e Anthrax, realizaram uma turnê juntos na Sonisphere Festival na Polónia, República Checa, Bulgária, Roménia e Turquia, chamada Big Four of Thrash. Em 22 de junho, todas as bandas tocaram no mesmo palco juntas pela primeira vez, em Sofia Bulgária, a música "Am I Evil?", cover de Diamond Head realizado pela primeira vez em 1984, pelo Metallica. Esta é também a primeira vez que James Hetfield e Dave Mustaine tocaram juntos desde 1983, quando Mustaine foi expulso do Metallica. Os shows foram gravados e editados e, em seguida, foi ao ar em mais de 800 cinemas em todo o mundo no mesmo dia do festival. Esse show marcou a história do rock, e foi gravado em DVD/Blu-ray ao vivo, initulado "The Big 4 Live from Sofia, Bulgaria". Em Outubro de 2010 a banda foi confirmada no Rock in Rio 4, que vai acontecer no Rio de Janeiro em Setembro de 2011. Em uma entrevista de novembro de 2010 com The Pulse of Radio, Lars Ulrich afirmou que o Metallica quer voltar a escrever novamente para 2011. Ulrich afirmou: "Há um monte de boatos no ar em 2011, mas acho que o principal é que realmente queremos voltar a escrever novamente. Nós não escrevemos desde 2006 ou 2007, e por isso nós queremos ser criativos novamente. Provavelmente, eu diria, março ou abril, e começar, provavelmente, volta a escrever algumas músicas", diz Lars Ulrich. Em 13 de dezembro de 2010, o Metallica anunciou que voltará a realizar o Big Four, durante o Sonisphere Festival, no Reino Unido, em 8 de julho de 2011. Esta será a primeira vez que todos os membros do Big Four vão estar no mesmo palco no Reino Unido. O show acontecerá em Knebworth House, Hertfordshire. Outro show do Big Four foi anunciado que terá lugar na França em 9 de julho de 2011. Segundo a Rolling Stone, Kirk Hammett, revelou ao site que a banda deve voltar ao estúdio em Maio, para começar um novo projeto. "Nós queremos gravar isto em duas semanas", disse Hammett. "Nós tínhamos planejados fazer isto em Março, mas adiamos para Maio. Eu não quero dar muitas informações, mas não é uma gravação 100% Metallica. É um projeto de gravação, vamos colocar desta forma. Mas sem ir muito a fundo, é mais um projeto de gravação do que um álbum do Metallica realmente. Se vamos conseguir fazer isto em duas semanas ou não, ainda não sabemos", diz Kirk Hammett.