sábado, 17 de março de 2012

Heavy Metal Thunder

 
Tendo sua melhor fase nos anos 80, e nascido na Inglaterra, o Metal tem como "pedra fundamental" (não confundir com a pedra filosofal do Harry Potter..) no Rock n´Roll embora soe como um estilo totalmente a parte.
O estilo veio apresentando riffs de guitarras extremamente complexos, solos longos e envolventes, alem de refrões que ficam na cabeça. Sua maior diferença para outros estilos dentro do Rock é o fato de ter como base guitarras distorcidas quase em todas as musicas, utilização de varios tipos de pedais de efeitos e a mudança de ritmos pesado e rapido, para sutil e lento.
Suas letras abrangem uma grande variedades de temas, desde protestos contra opressão, temas religiosos, medos da humanidade, muitos falam de temas medievais ou de civilizações que não existem realmente, geralmente inspiradas nos livros do Senhor dos Anéis. Outro tema muito comum é o "louvor" aos Deuses do Metal, muito citados pelo Manowar.
Embora tenha vivido seus anos de ouro nos anos 80, o estilo possui caracteristicas de bandas dos anos 60, pela utilização precursora de guitarras distorcidas (Hendrix), doubles (Keith Moon) e por vozes potentes, que são uma das maiores marcas do metal, temos como maiores icones Robert Plant (Led Zeppelin), Rob Halford (Judas Priest) dentre muitos outros.
Embora a maioria das pessoas que seguem os estilo considerem Led Zeppelin e Deep Purple como os "pais" do metal, a banda que se predispos a fazer um album "totalmente metal" (com muitos riffs, som pesado, solos longos), foi o lendário Black Sabbath, seguidos também por Iron Maiden, talvez os 2 maiores icones do Heavy Metal mundial.

Outro marco importante na historia do metal foi a chamada New Wave of Britsh Heavy Metal, onde surgiram Iron Maiden, Saxon dentre muitas outras bandas que acabaram dando uma modernizada no estilo.
Apos o surgimento do Heavy Metal, outros subgeneros foram aparecendo, cada um focado em um tema, numa forma diferente de se tocar, se cantar, alguns dos novos estilos são o Black Metal, White Metal, Speed Metal, Gothic Metal e mais uma infinidade de estilos, porem, existem alguns generos que não são reconhecidos pelos fãs de metal como sub-generos, que é o caso do Grindcore, Alternative Metal, que são conhecidos como New Metal porem, por se utlizarem de samplers ou outros instrumentos que o distanciam do Metal e até mesmo do Rock. Outros que pode-se dizer que são uma vertente do Metal é o Heavy Rock e o Hard Rock.
No Brasil, o metal apareceu "tarde" entre o final dos anos 80, inicio dos anos 90, e, suas principais bandas são Angra e Sepultura, duas bandas consolidadas, que possuem carreira internacional, porem, é interessante ressaltar que não são as unicas, o Brasil é um pais com muitas bandas do estilo, e bandas com uma grande qualidade musical, porem, num pais onde o forte é "Ai se eu te pego", infelizmente não há espaço na midia para que essas bandas se tornem muito conhecidas, para tanto, é necessario que se pesquise a fundo a cena Metal brasileira porem, quem o fizer, jamais ira se arrepender.


OS METALHEADS


Outro ponto interessante no Metal, são os Metalheads (vulgarmente conhecidos como "metaleiros" no Brasil).
São criaturas vestidas na grande maioria com roupas pretas, com muitos adereços, cabelos compridos, em resumo, um visual que pode acabar assustando muitos.Porem, cada estilo acaba gerando certas peculiaridades em seus vestimentos e até mesmo em suas maneiras de agir.
O importante é, independente do seu estilo preferido, seja o Heavy tradicional (Iron, Sabbath, Saxon) ou Black Metal (Gorgoroth, Behemoth, Marduk), os metalheads são pessoas que costumam se respeitar, e, como eu disse uma vez a um amigo, embora possam por vezes discutir sobre qual banda é melhor, qual vocalista é mais técnico (sim, o metal acaba credenciando a pessoa realmente falar sobre musica, afinal, ele possui elementos de muitos estilos, até fora do proprio rock e, em alguns casos, oriundos da musica clássica), todos acabam se abraçando e curtindo a um bom show do iron Maiden, em paz e principalmente, com muito respeito.
A quem gosta de Metal, dou os parabéns, cara, você é foda. A quem não gosta, aconselho a tentar ouvir, não precisa começar com bandas extremas, procure ouvir o tradicional, aos poucos, pode ter certeza que você ira tomando gosto pela música e se tornara um METALHEAD.
Saudações headbangers a todos. STAY HEAVY \m/


Curiosidade 1: O nome Heavy Metal foi usado pela primeira vez numa musica do Steppenwolf (Born to beWild).
Curiosidade 2: O simbolo do metal (o chifre), se chama Maloyk, era utlizado nos shos do Coven, e, nos anos 80 acabou se popularizando com ninguem menos que Dio (Black Sabbath/Raibown). O simbolo tem origem em culturas antigas e acredita-se que tem o poder de espantar o mal olhado ou lança-lo para alguem.

POSTADO POR ALAN SOUZA - METALHEAD ZONE