segunda-feira, 2 de abril de 2012

Releitura da capa de “Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band”

O autor da famosa capa de “Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band”, Peter Blake, completa no prÓximo dia 25 de Junho 80 anos e para comemorar, recriou a capa do disco, com ele rodeado por celebridades do Reino Unido, segundo o criador da obras, as novas pessoas que estão na capa, são pessoas que ele admira e alguns amigos

Releitura da Capa
“Eu escolhi pessoas que admiro, pessoas fantásticas e algumas delas amigas. Eu tinha uma lista enorme de pessoas que queria que ficassem na colagem mas não consegui colocar todas. Isto mostra como a cultura britânica é forte e o seu legado das últimas seis décadas”, disse Peter Blake ao The Guardian, explicando que ao contrário da capa original feita através da colagem e da sobreposição de cartão, desta vez o trabalho foi todo computadorizado. Entre as celebridades podemos encontrar Alfred Hitchcock, Harold Pinter, Noel Gallagher, Amy Winehouse, Ian Curtis, Mick Jagger, JK Rowling, Elvis Costello, Monty Python, Kate Moss, Lucian Freud, David Hockney e JK Rowling (autora de Harry Poter), sendo que essa última considerou uma honra aparecer na ¨nova capa¨: "Passei tanto tempo a admirar a capa original de ‘Sgt Pepper’ por isso podem imaginar o que significa para mim”, disse a escritora ao The Guardian.


Capa Original
Também Noel Gallagher (Oasis) mostrou-se satisfeito por ter sido escolhido por Blake. “Estar lá com nomes como Vivienne Westwood, Mick Jagger e Paul Weller, é fantástico. Se, para mim, os Beatles, os The Who, os The Kinks e os The Stones foram o som dos anos 1960, então o trabalho de Peter (Blake) é a representação visual disso. Quando olho para as suas obras pop, eu escuto os Beatles. Ele é tão importante como a música”, contou o músico à BBC.
Além de desenhar a capa do álbum ´Sgt Pepper´s Lonely Hearts Clube´, Peter Blake é o criador de outras famosas capas, como ´Stop The Clocks´, do Oasis, e ´Stanley Road´, de Paul Weller.
A obra será exibida no Vintage Festival, um festival dedicado à música, moda e arte das décadas entre 1920 e 1980, e que se realiza em Northamptonshire, Inglaterra, nos dias 13,14 e 15 de Julho.

Fontes: Publico.pt e Veja